Como escolher uma panela?

Como escolher uma panela?

O critério mais importante a ser considerado na escolha de uma panela é o seu fundo. O fundo de uma panela deve:

• conduzir o calor do fogão rapidamente para reduzir o tempo de cozimento.
• distribuir o calor uniformemente para que o alimento não queime.

Um fundo de panela adequado deve ser levemente arqueado para dentro quando estiver frio. Quando estiver quente deve dilatar-se, de modo a ficar exatamente plano sobre a superfície do fogão, no caso de fogões por indução, de halogênio, vitrocerâmicos e elétricos. Quando isso não acontece, pequenas bolsas de ar formam-se entre a superfície da fonte de calor e o fundo da panela. Essas bolsas de ar prejudicam o desempenho da panela pois:
- o ar não é um bom condutor de calor e
- em fogões vitrocerâmicos, o ar aquecido interfere no mecanismo de auto-regulagem da intensidade do calor das placas.

Ou seja, as bolsas de ar funcionam como um isolante térmico, impedindo que o calor seja adequadamente conduzido à panela.

Além disso, uma panela deve repousar firmemente sobre o fogão, sem sair do lugar, para evitar acidentes.

Distribuição uniforme de calor
Para distribuir bem o calor, o fundo de uma panela deve ter uma espessura constante.

A panela WOK

Entre os utensílios utilizados na cozinha chinesa encontramos a famosa wok que foi criada inicialmente para se adaptar aos fogões à lenha chineses. Sua forma permite que o calor do fogo seja distribuído constantemente e uniformemente entre os alimentos, além de possibilitar que a comida seja virada de um lado para outro com facilidade.

Geralmente é acompanhada de tampa e pode ter um cabo ou duas alças laterais que devem ser de preferência feitos do mesmo material da wok. O tamanho ideal é de 30 à 35cm de diâmetro, mas ela deve ser proporcional ao tamanho da boca do fogão para que o cozimento dos alimentos não seja prejudicado.

Quanto a menor quantidade de comida e óleo utilizado para fritar, melhor ficará o sabor do prato e menores são as chances que aconteça acidentes e queimaduras. Antes de usar sua wok novinha siga corretamente as instruções que vêem com a panela para que ela se mantenha sempre em perfeita condição de uso