Dicas de nutrição

Dicas de nutrição

Dicas de nutrição para você participar de forma saudável de seus eventos festivos:
Marcelo de Azevedo, Nutricionista e Chef

1 – Mantenha-se hidratado:

A água é um elemento essencial para o funcionamento do nosso organismo, ela está presente em todas as nossas células e participa das reações metabólicas mais importantes do nosso corpo.
Beba bastante líquido ao longo do dia incluindo água, água de côco e sucos naturais.
Lembre-se que muitas vezes costumamos confundir sede com fome e que ao nos mantermos hidratados ajudaremos a evitar a famosa gula.
Carregar sempre uma garrafinha com água nos ajudará a ingerir os dois litros mínimos necessários durante o dia.
Durante a ceia, se for consumir bebida alcoólica, procure ingerir um copo d’água entre cada copo de bebida. Isto ajudará a manter a hidratação e a reduzir o volume de bebida.

2 – Não fique muito tempo em jejum e não chegue ao evento com muita fome:

Esta regra é para sempre: Não fique mais de três horas sem se alimentar. O nosso organismo se adapta ao jejum e passa a ser mais econômico ao gastar calorias.
Vale a pena fazer um lanche leve antes de sair de casa para evitar a tentação em frente à mesa farta. Um pequeno sanduíche com pão integral e uma fatia de queijo branco ou um iogurte desnatado com uma fruta uma hora antes de sair já ajuda.

3 – Quando a refeição é farta escolher certo é o segredo:

Procure comer a salada antes da refeição. Dê preferência às folhas verdes (alface, rúcula, agrião), pois assim já garante a ingestão de fibras e aumenta a saciedade. Colocar frutas secas como damasco, passas e ameixa e oleaginosas como pedaços de nozes e castanha sobre a salada é uma opção gostosa e nutritiva.
Prefira as carnes magras e sem pele como, chester, peru ou peixes e evite as frituras.
Na hora da sobremesa opte pelas frutas. Se o doce for irresistível, opte por um pedaço pequeno.
Lembre-se sempre de mastigar bem curtindo o sabor do alimento, isso ajudará na sua digestão.

4 – O dia seguinte, o que fazer?

Após uma boa noite de sono que tal começar o dia se hidratando com um delicioso suco antioxidante?
A combinação de folhosos verde-escuros e frutas cítricas fica muito saborosa, colorida e refrescante além de trazer benefícios à saúde.
Experimente os sucos de maracujá batido com couve e limão, laranja batida com espinafre e o tradicional abacaxi com hortelã.
Os sucos ricos em beta-caroteno e vitamina C também são deliciosos: maçã com cenoura e limão, laranja com cenoura, laranja com cenoura e beterraba, mamão com laranja, mamão com laranja e limão.